[Download] "Confissões" by Agostinho de Hipona # eBook PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Confissões
- Author : Agostinho de Hipona
- Release Date : January 20, 2020
- Genre: Religion & Spirituality,Books,
- Pages : * pages
- Size : 14568 KB
Description
Figura central na história da Igreja, o bispo Agostinho de Hipona (354–430) influenciou decisivamente o pensamento católico e protestante, sendo figura exponencial na história do pensamento e da espiritualidade cristã.
Confissões é o título de um livro autobiográfico escrito por Agostinho de Hipona, no qual relata a sua vida antes de se tornar cristão e sua conversão.
É geralmente considerado um dos textos mais importantes de Agostinho e amplamente visto como a primeira autobiografia ocidental já escrita.
Esta autobiografia espiritual extraordinariamente honesta e reveladora aborda questões fundamentais da doutrina cristã. Ao investigar as diversas vicissitudes do ser humano, seus erros e sofrimentos, Agostinho descobre a vigorosa presença de Deus e sua providência.
Trata-se de algo muito diferente do que hoje se entende por esse gênero literário, pois consiste acima de tudo na investigação brilhante e na descrição implacavelmente honesta da trajetória interior e espiritual do autor, incluindo uma intensa tristeza por seus pecados sexuais.
Sua vida, marcada por impressionantes reviravoltas, o levou em poucos anos do maniqueísmo ao ceticismo, ao neoplatonismo e, finalmente, à fé cristã, à liderança eclesiástica e a uma brilhante produção teológica.
Confissões apresenta-se como a primeira obra que explora amplamente os estados interiores da mente humana e o relacionamento mútuo entre graça e livre-arbítrio.
No trabalho, Agostinho escreve sobre o quanto se arrepende de ter levado uma vida pecaminosa e imoral. Discute seus arrependimentos por seguir a religião maniqueísta e acreditar na astrologia. Escreve sobre o papel de Nebridius em ajudar a persuadi-lo de que a astrologia não era apenas incorreta, mas maligna, e o papel de Santo Ambrósio em sua conversão ao cristianismo.
Os primeiros nove livros são autobiográficos e os últimos quatro são comentários e significativamente mais filosóficos.